REPRODUZINDO CONSTELAÇÕES

 Indicação: docência                 Grau de dificuldade: fácil                  Tempo estimado: 80 minutos                Materiais: acessíveis e reaproveitáveis                                  

Pensando em construir conhecimento com apoio dos próprios alunos através de atividades práticas, elaboramos um plano de aula para a disciplina de Ciências Naturais (6º ano) com o tema constelações. Utilizando materiais baratos e comuns na rotina escolar, destacamos a reprodução de constelações, de modo que os alunos participem da construção, enquanto o professor vai introduzindo o assunto, procurando incentivá-los a pesquisa e a observação dessas divisões na esfera celeste. Nosso modelo inspirador retrata a constelação Corvus (Corvo), localizada no sentido sul do céu, contando com quatro estrelas principais, sendo facilmente visíveis a olho nu. A atividade pode também ser adaptada para uma aula interdisciplinar, visando outros níveis de ensino e buscando parcerias com as disciplinas de Artes, Física, Geografia, História e Matemática. 

Vamos lá!

Objetivos: 

 

- Compreender que as constelações são representadas por agrupamentos aparentes de estrelas e outros corpos próximos a elas, sem que haja ligações astrofísicas entre eles;

- Esclarecer que as figuras de seres humanos, animais, símbolos ou objetos, representadas nas constelações foram criadas por povos antigos, de acordo com a relevância desses elementos na cultura dominante;

- Reforçar que o estudo pode ser prazeroso à medida que o aluno se coloca a disposição para o aprendizado;

- Despertar o interesse do aluno por temas ligados a Astronomia, Física e Geografia.

Roteiro:

1) Orientações sobre a aula prática e a formação de grupos (preferência até 4 alunos).

2) Apresentação do tema (uso de livro didático, material especial explorado em data show ou retroprojetor).

3) Entrega de materiais e orientações para construção da constelação selecionada pelo docente.

4) Disponibilização de materiais de apoio para os alunos.

5) Demonstração e aplicação da prática.

6) Assistência aos grupos.

7) Observação das reproduções e comentários sobre os trabalhos.

8) Esclarecimentos, continuação da abordagem do tema, perguntas e respostas.

9) Agradecimentos.

 

Materiais (quantidade para um grupo, considerando o modelo da constelação Corvus):

 

- 1 tesoura;

- 140 cm de barbante;

- 1 régua de 30 cm;

- 4 círculos de cartolina (com 6 cm de diâmetro);

- 1 folha de EVA na cor preta.

 

Montagem:

 

Abra a folha de EVA numa superfície plana e estique o barbante desenhando um trapézio, colocando nas extremidades os quatro círculos de cartolina. Utilize a régua para orientar o formato certo da constelação, conforme o mapa abaixo. Se desejar expor na parede ou mural da sala de aula, indicamos a colagem dos círculos (representantes das estrelas) com fita adesiva.

 

Imagens:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Até o próximo plano de aula.

 

Referências:

SILVEIRA, Ana Paula. Construção da constelação Corvus (materiais usados e reprodução). Biguaçu, 2015.

 

HAWAIIAN A. SOCIETY. Mapa da constelação Corvus. Disponível em: <http://www.hawastsoc.org/deepsky/crv/>. Acesso em: 03 jul. 2015.

Materiais utilizados.

Mapa da constelação Corvus.

Reprodução da constelação.

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